Termografia contra o câncer de mama
22 de novembro de 2020
A diferença entre suco, néctar e refresco
1 de dezembro de 2020

Coronavírus: o que explica a baixa incidência em crianças?

Por que será que tanto a incidência quanto a gravidade e a letalidade da COVID-19 em crianças e adolescentes saudáveis é tão menor?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há diversas hipóteses levantadas sobre essa questão e acredita-se que a resposta esteja no sistema imunológico dos pequenos já que, com um sistema imune mais forte, há menos complicações e, consequentemente, uma taxa menor de diagnósticos oficiais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, sabemos que os que mais sofrem com a COVID são os que possuem comorbidades (como alguma doença cardíaca, obesidade ou diabetes) e essas são bem mais comuns em adultos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, um estudo publicado no início deste mês no periódico Science, analisou dados de 302 pessoas que nunca contraíram a doença e concluiu que 44% dos indivíduos menores de 16 anos possuem anticorpos para gripes e resfriados que podem ser capazes de neutralizar o coronavírus (imunidade cruzada), sendo que apenas 5% dos adultos possuem esses anticorpos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esta é uma boa notícia para todos, pois pode se rum caminho para uma vacina com base nesses anticorpos pré-existentes! Porém, enquanto não temos a vacina é o que sempre digo: todos precisamos fazer nossa parte cuidando de nossa imunidade (inclusive, preparei algumas dicas grtauitamente para vocês em www.guiadaimunidadedrbarakat.com.br), evitando aglomerações e utilizando máscara quando estiver fora de casa!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: Preexisting and de novo humoral immunity to SARS-CoV-2 in humans. PUBLISHED ONLINE06 NOV 2020. DOI: 10.1126/science.abe1107