Conheça a dieta pobre em fodmaps
2 de setembro de 2020
Para que serve a quercetina?
9 de setembro de 2020

Alimentos pobres em fodmaps

No post anteior, falei sobre a dieta FODMAPs – a sigla, que significa “Fermentable Oligosaccharides, Disaccharides, Monosaccharides and Polyols”, diz respeito a um conjunto de carboidratos que não são completamente digeridos pelo intestino (devido a ineficiência de enzimas) de algumas pessoas e acabam sendo altamente fermentados por bactérias em nossa flora intestinal, o que pode ocasionar um supercrescimento bacteriano, gerando também desconforto intestinal devido a alta osmolaridade (atraem água para o intestino delgado) e formação de gases.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os sintomas mais comuns causados pelos alimentos ricos em #FODMAPs estão diarreia, distensão abdominal, gases e cólica, sintomas muito comuns em pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Assim, a Dieta pobre em FODMAPs visa excluir os alimentos que são ricos em FODMAPs, evitando, assim, todo o desconforto que eles podem trazer. Por isso, agora listo os alimentos que são permitidos nessa dieta de “low FODMAPs”, lembrando que ela é indicada para um indivíduo que se alimenta bem, come quase que exclusivamente comida de verdade e, mesmo assim, tem gases/estufamento/algum problema intestinal (e sempre busque orientação de um nutri!).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
FRUTAS:⠀Banana, amora, carambola, uva, melão, kiwi, limão, lima, laranja, tangerina, morango, maracujá e abacaxi
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
LEITE E DERIVADOS: leite de arroz ou de amêndoa, manteiga e queijos curados, como cheddar, parmesão, brie ou camembert.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
HORTALIÇAS E LEGUMINOSAS: Broto de bambu, cenoura, aipo, milho, berinjela, rabanete,⠀couve, nabo, cebolinha, pepino, abóbora, abobrinha, alface, tomate,⠀espinafre, batata, batata-doce, castanhas e amendoim.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
CEREAIS E MASSAS: Farinhas, pães, macarrão e biscoitos sem glúten. Produtos com farinha de milho, mandioca, aveia e centeio. Quinoa, arroz, tapioca, macarrão de arroz e polenta.