Estudo mostra a forma mais fácil e barata de cuidar do coração
22 de outubro de 2023
Como estimular a dopamina de forma natural
9 de novembro de 2023

Tudo o que você precisa saber sobre a creatina

Você toma ou pensa em tomar CREATINA?

Pela sua reconhecida eficácia no aumento da força, da potência e da massa muscular (hipertrofia), a creatina é bastante popular entre os praticantes de musculação no Brasil. A substância traz benefícios nítidos para o treino quando aliada à uma boa dieta e um programa de exercícios adequado, principalmente por estar envolvida na produção de ATP, fonte de energia usada pelos músculos em exercícios anaeróbicos como é a musculação, mas também em saltos, arremessos de peso e corridas curtas.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que a creatina tem muitas outras funções e benefícios não só para os atletas mas para os não atletas também:
* Ela impulsiona o funcionamento do cérebro, fornecendo neuroproteção e melhorando a memória e a cognição. Além de o cérebro usar a creatina para energia, ela também apresenta efeitos anti-inflamatórios. (O que faz com que a creatina seja uma importante candidata na pesquisa sobre a prevenção e o tratamento da doença de Alzheimer)
– Melhora a hidratação, levando água para as células do corpo
–  Contribui para a redução da inflamação corporal
–  Combate sintomas da fibromialgia – pode ajudar a combater a perda de massa magra, comum entre pacientes com fibromialgia
–  Melhora a densidade óssea
–  Ajuda na recuperação muscular e na reabilitação de lesões
–  Reduz a miostatina (facilita a hipertrofia)
–  Reduz o açúcar no sangue
–  Produz energia
– Auxilia em dietas com restrição alimentar
– Ajuda na redução da sarcopenia nos idosos, já que tende a diminuir a perda de massa muscular

Assim, creatina não é um suplemento apenas para quem treina, vai muito além (e seu uso pode ser feito a qualquer horário, o importante é o uso diário e dar preferência à creatina monohidratada). Para adultos saudáveis recomenda-se 1g a 5g diariamente. Já para treinos de resistência, sugere-se 0,1g por kg de peso corporal.

Quem aí usa ou já usou?

Refs:
10.1177%2F1559827611406071
10.1186/1550-2783-4-6
10.1006/exnr.1999.7049
10.1097/00005768-200107000-00005

WhatsApp chat