Microplásticos são encontrados no coração humano pela 1° vez
22 de outubro de 2023
Tudo o que você precisa saber sobre a creatina
23 de outubro de 2023

Estudo mostra a forma mais fácil e barata de cuidar do coração

Dizem que rir é o melhor remédio e, de acordo com um novo estudo, isso realmente faz sentido!

No Dia Mundial do Coração, trago o resultado de um novo estudo que explorou como a terapia do riso pode beneficiar pacientes com doenças cardíacas. No experimento, participaram 26 adultos com uma média de 64 anos e diagnóstico de doença arterial coronariana.

Durante três meses, metade assistiu a duas horas semanais de programas de comédia, enquanto a outra metade assistiu a documentários sérios.

Ao final do estudo, o grupo que desfrutou das risadas apresentou um aumento de 10% na capacidade de bombeamento de oxigênio do coração, uma melhora na expansão das artérias e uma redução significativa nos marcadores inflamatórios no sangue, indicando menos acúmulo de placa nas artérias.

O autor principal, Prof. Marco Saffi, sugeriu que a terapia do riso poderia ser implementada em sistemas de saúde, reduzindo a dependência de medicamentos e melhorando a saúde cardiovascular.

O riso libera endorfinas, reduzindo a inflamação, relaxando o coração e as artérias, além de reduzir hormônios do estresse. Sorrir mais pode ser uma estratégia saudável e feliz para todos. E, claro, você não precisa passar o dia vendo televisão para isso, o importante é ter momentos de divertimento, inclusive, com seus amigos e familiares!

E aí, quem já sorriu hoje?

Ref:
The Guardian – The best medicine? Study finds laughter is good for heart health https://www.theguardian.com/society/2023/aug/27/the-best-medicine-study-finds-laughter-is-good-for-heart-health