Sirtfood – Conheça a dieta que ajudou a cantora Adele a emagrecer
12 de maio de 2020
Sua vitamina D está preparada para o inverno?
18 de maio de 2020

Tipos de Fome: Qual é o seu?

Você é daquelas pessoas que come “besteira” o dia inteiro e na hora da refeição já está cheia ou come de forma equilibrada, fazendo as refeições pensando também na qualidade nutricional do que está ingerindo?
Cada decisão que tomamos sobre alimentação é influenciada por forças mentais e fisiológicas que, muitas vezes, estão fora de nossa consciência e controle. Quem sofre do Transtorno do Comer Compulsivo ou Compulsão Alimentar tende a comer quando está psicologicamente abalado/sob pressão. Ao associar um sentimento positivo à comida, o cérebro pode fazer com que se desenvolva uma compulsão alimentar.
É preciso identificar os gatilhos que levam à prática da compulsão, pois somente reconhecendo e nomeando o que leva ao descontrole você poderá encontrar meios de controlar esta “fome”. A fome mesmo ocorre, entre outros fatores, quando há uma queda na taxa normal de glicose no sangue alertando o organismo de que ele precisa de mais energia para seguir funcionando corretamente (gerando, assim, a sensação de fome). E, sim, devemos comer quando temos fome. Se você me responde: mas eu tenho fome sempre, é uma questão de identificar os gatilhos e buscar equilíbrio corpo, mente e espírito. Você pode estar ingerindo alimentos que estão “preenchendo” seu vazio emocional e não realmente nutrindo o seu organismo.
Vejo muitas pessoas utilizado os carboidratos (processados, refinados e açúcares) para alimentar ansiedades, frustrações e expectativas. Tem sido um erro comum numa sociedade ansiosa, cheia de metas e prazos…Aliás, a combinação cortisol alto + estresse + má alimentação + elevação da insulina tem sido a causa do sobrepeso e doenças crônico degenerativas na sociedade moderna.
Então, que tal trocar os carboidratos simples, como arroz branco, macarrão, pão branco, enfim, fontes de energia imediata e que fazem sentir fome logo após a refeição, por carbos complexos, como batata-doce, lentilha, aveia, inhame, além de proteínas e fibras?! Bem como retirar os alimentos ultraprocessados, ricos em farináceos e açúcares refinados é fundamental nesse processo de nutrir o corpo!