Quanto mais músculos, maior a longevidade
11 de julho de 2021
Os alimentos mais nutritivos do mundo parte 3
16 de julho de 2021

Os benefícios do tribulus terrestris

Quem aí já ouviu falar em Tribulus Terrestris? O nome parece meio estranho, mas o TT é uma erva bastante conhecida na medicina popular ao redor do mundo por sua gigantesca gama de benefícios, como funções afrodisíacas, diuréticas, anti-hipertensivas, antidiabéticas e antiinflamatórias. Vamos conhecer um pouco mais?
👉 Entre seus compostos ativos estão as saponinas, eficientes antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres (ajudando a evitar doenças) e reduzem também a formação das placas de ateroma, que são o acúmulo de gordura nas artérias (evitando infartos e AVC).
👉 Além disso, o TT também contribui com o aumento da libido (homens e mulheres) e no tratamento da disfunção erétil por induzir a síntese de óxido nítrico, o que aumenta a vasodilatação (fator esse que também possui efeito anti-hipertensivo por si só).
👉 Por fim, estudos em fase pré-clinica (em ratos) mostraram o potencial do Tribulus em reduzir os níveis de glicose no sangue.
Isso é só um apanhado dos benefícios que a ciência tem identificado, ainda tem muito a se estudar e aprender sobre essa e tantas outra splantas medicinais. E aí, você já conhecia? Faz uso?
Referências:
Phytopharmacological overview of Tribulus terrestris. Pharmacogn Rev. 2014 Jan;8(15):45-51.
Extraction technology, component analysis, antioxidant, antibacterial,analgesic and anti-inflammatory activities offlavonoids fraction from Tribulus terrestris l. leaves. Helion 2019
Effect of Tribulus terrestris L. on sperm parameters in men with idiopathic infertility: A systematic review. Complementary Therapies in Medicine 2019
[Hypoglycemic effect of saponin from Tribulus terrestris]. Zhong Yao Cai. 2002
α- glucosidase and aldose reductase inhibitory activity in vitro and antidiabetic activity in vivo of Tribulus terrestris. Int J Pharm Pharma Sci. 2011