O que dormir mal pode causar em seu organismo
27 de julho de 2021
O que a resistência à insulina pode causar
29 de julho de 2021

Os benefícios do jejum

Para quem chegou agora e não sabe muito bem do que falo, como o próprio nome “intermitente” indica, trata-se de um padrão alimentar em que são estabelecidos intervalos, nos quais se alternam períodos de alimentação regular e jejum. Dentre os benefícios podemos citar: sono de melhor qualidade, menos variações de humor; manutenção da glicemia; regulação da produção hormonal, entre outros que destaco abaixo!
👉Inflamação
diminui marcadores de estresse oxidativo e resposta inflamatória
👉Doenças neurodegenerativas
Estudos começam a apontar que a prática pode proteger o cérebro de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e contribuir para melhorar os sintomas
👉Saúde do coração
Pode contribuir com redução de fatores de risco para doenças cardíacas como pressão arterial, colesterol, triglicérides e inflamações em geral
👉Combate ao câncer e reparo celular
O Jejum estimula as células do corpo a desenvolverem um processo celular para remover resíduos, chamado de autofagia. Este mecanismo pode prevenir de doenças como câncer e Alzheimer
Lembrando que o jejum não pode ser uma forma compensatória de algum excesso cometido. Deve entrar como uma ferramenta de suporte, e não como um meio de reverter exageros! E sobre a insulina (o JI age muito sobre ela), falarei melhor na sexta! Quem aí pratica Jejum Intermitente (JI)? Há quanto tempo? Sentiram quais benefícios??
Referências:
Efeitos do jejum intermitente no metabolismo humano. Rev. Assoc. Med. Bras. 2013, vol.59, n.2, pp.167-173.
Bredesen DE. Reversal of cognitive decline: A novel therapeutic program. Aging (Albany NY). 2014
Short-term modified alternate-day fasting: a novel dietary strategy for weight loss and cardioprotection in obese adults. Am J Clin Nutr. 2009
Autophagy Suppresses Tumorigenesis Through Elimination of p62. Cell. 2009;