Frutas cristalizadas: comer ou não comer?
21 de dezembro de 2020
Quando estiver prestes a explodir com alguém, faça a si mesmo 3 perguntas…
27 de dezembro de 2020

Os benefícios da uva passa

Todo ano, passamos pelo mesmo debate: uva-passa na comida, sim ou não? Independente da sua resposta, o fato é que a fruta em forma de passa acaba sendo ainda mais poderosa pois ao retirar a água, as vitaminas do complexo A e B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, manganês, potássio e zinco presentes na uva acabam ficando mais concentrados. Além disso, a uva passa contém polifenóis, antioxidantes que protegem e previnem doenças como Alzheimer, Parkinson, demência e até câncer.
Dentre seus benefícios estão:
– efeito laxativo
Reduz a ocorrência de constipação, além de favorecer a absorção de nutrientes, e também apoiar a eliminação de toxinas e radicais livres, evitando as consequências causadas por tais.
– saúde cardiovascular
O potássio é importante par ao equilíbrio da pressão arterial, enquanto a Vitamina K age no processo de coagulação sanguínea.
– fortalecimento do sistema imunológico e ação antiinflamatória
A Vitamina E tem ação antioxidante e há estudos que analisam o papel antiinflamatório da uva passa.
Benefícios, não faltam. Mas, agora quero saber de vocês: uva-passa na comida, sim ou não?rsrs

Referências:
Raisins and soy may ward off high blood pressure Agence France-Presse. Inquirer.net. Chicago. 2012
Di Lorenzo, C.; Sangiovanni, E.; Fumagalli, M.; Colombo, E.; Frigerio, G.; Colombo, F.; Peres de Sousa, L.; Altindişli, A.; Restani, P.; Dell’Agli, M. Evaluation of the Anti-Inflammatory Activity of Raisins (Vitis vinifera L.) in Human Gastric Epithelial Cells: A Comparative Study. Int. J. Mol. Sci. 2016, 17, 1156.