Transgênicos e aspartame: entenda a relação
2 de agosto de 2022
Até 70 da celulas do nosso sistema imunológico etão no intestino
4 de agosto de 2022

Os benefícios da cúrcuma

Um outro ingrediente que é possível adicionar no shot a base de “água e limão” é a cúrcuma (ingrediente principal do curry). Também conhecida como açafrão-da-terra, possui em sua composição a curcumina, um composto alvo de milhares de estudos. Podemos dizer que sua propriedade mais marcante é seu potencial anti-inflamatório, sendo considerado mais eficaz que medicamentos como aqueles de ácido acetilsalicílico e sabemos que um organismo inflamado pode desencadear doenças como dor crônica, colite, artrite, colesterol alto e, até mesmo, câncer.
A cúrcuma também contribui com a saúde da pele, tem ação cicatrizante e antioxidante e melhora o sistema imunológico. Estudos apontam que pode haver potencial para a saúde mental, como um instrumento redutor dos sintomas de depressão, além de ajudar na melhora da performance cognitiva, diminuindo a neuroinflamação e aumentando a secreção de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro que está relacionada a processos de plasticidade cerebral como a memória e aprendizado).
Ela ainda pode ser aliada no controle do diabetes, combate a obesidade, bem como auxiliar no manejo da doença inflamatória intestinal!
Enfim, não é de hoje que a cúrcuma tem seus benefícios reconhecidos, já que há séculos é aplicada na medicina chinesa e ayurveda, bem como na medicina integrativa.
Procure incluir esse ingrediente em seus shots e receitas, dando preferência para os produtos de origem orgânica. Há também a possibilidade de suplementar, converse com seu nutri funcional para orientações mais individualizadas. Obs: grávidas devem evitar pois pode causar contrações.
E você, costuma utilizar a cúrcuma no dia-a-dia?
Referências:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
doi.org/10.1038/sj.onc.1208169