Óleo de coco puro ou RBD: qual é o melhor para a sua saúde?
14 de fevereiro de 2021
Posso fazer jejum intermitente todos os dias?
27 de fevereiro de 2021

Os benefícios da cúrcuma para a saúde mental

Você costuma consumir cúrcuma? Já falei sobre alguns dos benefícios dela aqui, mas esses dias, vendo um post do colega @drotavioneuro, me deparei com alguns estudos que mostram seus benefícios com foco no tratamento e prevenção de doenças neurodegenerativas (como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Múltipla) e achei interessante compartilhar aqui com vocês!
A cúrcuma (ou açafrão-da-terra) pode ajudar na melhora da performance cognitiva, diminuindo a neuroinflamação e aumentando a secreção de BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro que está relacionada a processos de plasticidade cerebral como a memória e aprendizado). Seu efeito antioxidante combate os radicais livres, diminuindo as metaix tóxicos no cérebro e protegendo a mitocôndria.
A cúrcuma também age no cérebro com um efeito imunoestimulante, o que aumenta a fagocitose (destruição de células velhas ou com mau funcionamento), e ação anti-inflamatória (inibindo o NFK-beta, responsável por sinalizar para que os genes aumentem a resposta inflamatória).
Além disso, a cúrcuma ainda estimula a neuroplasticidade e combate formação de Placas Beta Amilóide (que estão relacionadas ao Alzheimer).
Não é de hoje que a cúrcuma tem seus benefícios reconhecidos, já que há séculos é aplicada na medicina chinesa e ayurveda , assim, é muito utilizada na medicina integrativa, como a que praticamos no Instituto Dr. Barakat.
Procure incluir esse ingrediente em suas receitas, dando preferência ao de origem orgânica. Há ainda a possibilidade de suplementar. Da mesma maneira que com a glutamina, procure uma cúrcuma de boa qualidade preparada por meio de fermentação. Converse com seu nutri funcional. Grávidas devem evitar pois pode causar contrações.
Referência:

Salehi, B.; Calina, D.; Docea, A.O.; Koirala, N.; Aryal, S.; Lombardo, D.; Pasqua, L.; Taheri, Y.; Marina Salgado Castillo, C.; Martorell, M.; Martins, N.; Iriti, M.; Suleria, H.A.R.; Sharifi-Rad, J. Curcumin’s Nanomedicine Formulations for Therapeutic Application in Neurological Diseases. J. Clin. Med. 2020, 9, 430.