Quer mudar de vida? Então, tome alguma atitude!
1 de fevereiro de 2021
Gordo, mas saudável? O que a ciência diz sobre
3 de fevereiro de 2021

O que são psicobióticos

PSICOBIÓTICOS. Já ouviu falar sobre eles? Como vcs sabem, dentre os Pilares Para Uma Vida Saudável que preconizo está o intestino saudável. Isso pq esse órgão reflete em toda a nossa saúde e, principalmente, tem uma conexão muito forte com a saúde mental. É o que chamamos de eixo intestino-cérebro (leia mais em #DrBarakatIntestino). Resumidamente, a microbiota intestinal é povoada por diversas bactérias que refletem tb em nossa saúde mental.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Foi a partir desse pressuposto, que os pesquisadores decidiram iniciar estudos para compreender melhor como probióticos orais (suplementos com bactérias benéficas) podem equilibrar a microbiota intestinal e reduzir efeitos danosos ao sistema nervoso (os tais psicobióticos!). Inclusive, há pesquisas que já identificaram, por exemplo, que a microbiota de pessoas com depressão, estresse crônico e ansiedade é diferente, causando alteração nos níveis de neurotransmissores (lembram-se que boa parte da serotonina, por exemplo, é produzida no intestino?).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Enquanto os medicamentos psicotrópicos (como ansiolíticos e antidepressvios) podem causar diversos efeitos colaterais (inclusive na composição da microbiota), a ideia é que com o uso de determinados psicobióticos possa-se tratar doenças psiquiátricas de uma maneira menos agressiva.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Dentre os psicobióticos mais prescritos atualmente estão a Lactobacillus helveticus R0052 e Bifidobacterium longum R0175, que ajudam no estresse e ansiedade. No entanto, isso é muito individual, daí a necessidade de se buscar um profissional para analisar o seu perfil e receitar corretamente. Além disso, importante destacar que eles atuam como um complemento ao tratamento, já que a depressão é multifatorial, por isso, não basta apenas ingerir os psicobióticos, mas sim ajustar todos os seus hábitos em prol de uma melhor saúde mental.

WhatsApp chat