Benefícios da Chlorella
9 de dezembro de 2020
Alimentos que ajudam a desinchar
17 de dezembro de 2020

Existe obeso saudável?

Para você, é possível ser um obeso saudável? Antes de mais nada, deixo claro que é possível existir indivíduos tanto magros como gordos com ou sem doenças. Mas, o fato é que, cientificamente falando, a obesidade não combina com saúde. Mesmo que não se encontre problema metabólico (como pressão alta, diabetes ou colesterol), qdo comparados às pessoas dentro do peso, obesos têm risco 96% maior de insuficiência cardíaca e 49% maior de desenvolver doença coronariana, de acordo com um estudo de 2017.
“Ah, Dr., mas sou obeso e não tenho nenhum problema de saúde, enquanto fulano é magro e vive doente”. Sim, isso pode acontecer. Como eu disse no início do texto, ser magro, por si só, não é atestado de uma saúde plena. Mas acredito que seja perigoso ignorarmos o fato de que obesidade é uma doença e tb fator de risco para o desenvolvimento de diversos outros problemas. A gordura é como uma grande glândula inflamatória, gerando um processo subclínico crônico, proporcionando um ambiente suscetível ao adoecimento – por isso, em geral, o obeso está associado à resistência insulínica (pré-condição para síndrome metabólica). Não estou aqui para dizer “seja magro e seja saudável”. Muito pelo contrário, afinal, uma pessoa pode fazer uma dieta sem acompanhamento e, ao invés de ficar saudável, ficar doente e subnutrida. O que busco é mostrar que o equilíbrio é e sempre será a resposta. Que devemos olhar individualmente para cada indivíduo e que ser saudável não é uma questão de competição, mas de amor próprio. Seja você obeso ou magro, não é apenas isso que definirá sua saúde. É fato que a obesidade acarreta em maiores riscos pois gera acúmulo de gordura nas artérias, inflamação crônica no organismo, etc. Por isso, mesmo que esteja metabolicamente saudável num dado momento, está mais suscetível a, com o tempo, desenvolver problemas de saúde. Mas, entenda, a saúde vai além de estar “dentro do peso”, somos corpo, mente e espírito, e devemos cuidar de nossa saúde de maneira integral se queremos realmente compreender a essência de “ser saudável”.