Será que você é estoico?
31 de outubro de 2022
Benefícios das saunas
2 de novembro de 2022

Exercício pode diminuir em 41% risco de câncer de mama, diz estudo

Outubro acabou, mas a prevenção contra o câncer de mama tem que durar o ano inteiro! Afinal, ele é um dos tipos de câncer que mais acomete as mulheres (mas, lembrando que, apesar de menos comum, também pode acometer os homens!).

Como o câncer é uma doença multifatorial, há algumas frentes que devemos cuidar para preveni-lo, como ter cuidado com a alimentação – que pode servir tanto de uma arma na luta contra a doença, como um incentivo para acionar gatilhos que estavam adormecidos, por isso, opte por uma alimentação livre de ultraprocessados e açúcar-, bem como a prática de exercício físico que também é uma grande aliada nesta batalha! Isso porque o exercício ajuda a diminuir a inflamação, além de contribuir com a manutenção do peso corporal e controle da produção de hormônios.

Agora que já sabemos como prevenir, acredito que seja hora de falarmos sobre como identificar precocemente a doença. Afinal, quanto mais cedo ela é identificada, maiores as chances de recuperação. Neste sentido, você pode:

– identificar a probabilidade de se desenvolver o câncer de mama (além de conhecer o histórico familiar e testes genéticos, o exame de #termografia pode ser muito útil neste sentido!)
– instituir uma rotina de autoexame de mama (conhecer o próprio corpo é fundamental. Então, ao sentir qualquer mudança, não deixe de conversar com seu médico)
– realizar consulta médica regular e exames solicitados pelo médico, como a mamografia!

Além disso, entendam: seus hábitos de vida podem influenciar no não surgimento da doença. Assim, faça escolhas mais positivas para a sua saúde. Tabagismo, alcoolismo, ingestão excessiva de ultraprocessados, sedentarismo, tudo isso pode impactar negativamente sua vida (e não apenas em relação ao câncer). Ressignifique-se!

Para saber mais sobre cuidados com a saúde feminina, convido também a assistir minha live com a ginecologista do @institutodrbarakat, a Dra. Paula Palacio, disponível na aba de vídeos do meu perfil no Instagram e também no YouTube/InstitutoDrBarakat!