OMS recomenda que adoçantes sem açucar não devem ser usados para controle de peso
12 de maio de 2023
Sinais de deficiência de zinco
16 de maio de 2023

Doenças autoimunes podem “começar” no intestino

Muitas doenças autoimunes “começam” no intestino! Entre outras causas estão as toxidades por metais pesados(como mercúrio), parasitas e verminoses, presença de preenchimentos/próteses (PMMA) que podem gerar síndrome de Ásia, estresse, sono de má qualidade etc, entretanto, o mais frequente tem sido a alimentação. Para compreender melhor isso, é preciso entender como funciona a síndrome absortiva intestinal, também chamada de “leaky gut”. Trata-se de uma condição na qual há uma espécie de “falha” no mecanismo que impede que toxinas que deveriam ser eliminadas de nosso corpo alcancem a corrente sanguínea. É como se a parede que envolve o intestino fosse porosa, ocasionando uma espécie de “vazamento”.

As toxinas e germes que transitam pelo interior do órgão, em lugar de serem expelidas pelo organismo, ultrapassam a barreira mucosa (que separa o interior do intestino do resto do corpo) e invadem a corrente sanguínea, atingindo o sistema imunológico, podendo provocar processos inflamatórios agudos e crônicos.

A leaky gut acaba repercutindo sobre todo organismo tanto gerando quanto agravando doenças estabelecidas como fadiga crônica, síndrome do intestino irritável, doença celíaca, alergias gastrointestinais, autoimunes (como lúpus, esclerose múltipla). Devido a essa permeabilidade, acionamos nosso sistema imune, de forma exacerbada, que acaba por atacar o próprio organismo (doenças autoimunes!)

Entre as causas, podemos destacar a má alimentação (aquela, à base de ultraprocessados, refinados e alimentos alergênicos como glúten), estresse crônico, sono comprometido e outros elementos que possam ocasionar o desequilíbrio da flora intestinal.

Por isso, evitar determinados alimentos, cuidar do sono, da mente e do intestino são atitudes fundamentais para a manutenção da saúde, prevenção e tratamento de doenças autoimunes!