O sono é influenciado pelo intestino
31 de janeiro de 2023
Posso fritar usando azeite extra virgem
28 de fevereiro de 2023

Cetogênica para prevenir e tratar diabetes? Novo estudo endossa a estratégia!

Cada dia mais, as evidências científicas e clínicas mostram como o low carb pode ser benéfico no tratamento e prevenção do diabetes.
Aliás, até mesmo a Associação Americana de Diabetes (ADA, em inglês) indica o LC para o tratamento de pacientes com diabetes tipo 2 e há estudos que mostram que uma dieta com baixa ingestão de carboidratos pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes não medicados e também em pré-diabetes. de janeiro de

Agora, um novíssimo estudo, publicado em 18 de janeiro de 2023 analisou o uso da cetogênica (que seria o low carb levado ao extremo) como uma ferramenta para a prevenção e tratamento do diabetes. Os resultados são extremamente positivos!

Nas palavras dos pesquisadores, “Considerando todas as informações acima mencionadas sobre o efeito de uma dieta cetogênica na profilaxia e tratamento do diabetes, pode-se dizer com certeza que esta é uma direção promissora para pesquisas futuras sobre os resultados derivados do baixo teor de carboidratos – caráter de uma dieta cetogênica, que induz uma condição de cetose no corpo. Os resultados do estudo atual podem inspirar otimismo, uma vez que os dados disponíveis oferecem evidências do efeito favorável de uma dieta cetogênica na profilaxia e tratamento da do DM2. (…) Com base na literatura atual, o uso da dieta cetogênica no tratamento do DM2 tem sua justificativas.
Os estudos aqui mencionados sugerem uma vantagem das dietas cetogênicas sobre as dietas padrão recomendadas para pacientes com DM2. Os benefícios multifacetados podem superar aqueles resultantes das recomendações dietéticas padrão(…). Os efeitos benéficos observados de uma dieta cetogênica no DM2 são a redução e estabilização das concentrações de glicose e insulina (…). Além disso, a cetogênica mostra efeitos anti-inflamatórios. Vale ressaltar que esse efeito é mais visível para uma cetogênica quando combinada com um déficit calórico. (…) Com o correto
monitoramento da condição do paciente, uma dieta habilmente ajustada não apresenta riscos significativos.”

Ref: 10.3390/nu15030500