Musculação e as miocinas anti-inflamatórias
7 de fevereiro de 2024
Óleo de coco pode beneficiar quem tem dermatite
8 de fevereiro de 2024

Atividade física pode aumentar a expectativa de vida

Descubra como poucos minutos de exercício diário podem transformar sua vida! Pesquisadores de Taiwan e dos Estados Unidos conduziram uma pesquisa inovadora, analisando os efeitos da atividade física na expectativa de vida.

Em um estudo coorte prospectivo envolvendo 416.175 participantes, os cientistas investigaram diferentes níveis de atividade física e seu impacto na mortalidade e na expectativa de vida. O período de acompanhamento médio foi de 8,05 anos, e os participantes foram divididos em cinco categorias de volume de exercícios: inativo, atividade baixa, média, alta ou muito alta.

Aqueles que praticavam apenas 15 minutos por dia (ou 92 minutos por semana) experimentaram uma redução significativa de 14% no risco de mortalidade por todas as causas. Além disso, ganharam uma expectativa de vida 3 anos mais longa! Cada 15 minutos extras de exercício diário, mesmo além do mínimo recomendado, resultaram em uma redução adicional de 4% na mortalidade por todas as causas e 1% na mortalidade por câncer.

A boa notícia não para por aí! Esses benefícios não são exclusivos para grupos específicos; aplicam-se a todas as idades, gêneros e até mesmo àqueles com risco de doença cardiovascular.

Os pesquisadores afirmam com entusiasmo: “115 minutos por dia ou 90 minutos por semana de exercícios de intensidade moderada podem trazer benefícios, mesmo para indivíduos com risco de doença cardiovascular”.

Este é um lembrete poderoso de que cada passo, por menor que seja, contribui para uma vida mais longa e saudável.
O exercício já faz parte da sua vida? Quanto tempo você se exercita por semana?

Ref.: doi.org/10.1016/S0140-6736(11)60749-6

WhatsApp chat