Sem vontade de se exercitar? A culpa pode ser das bactérias do seu estômago
22 de novembro de 2023
A reforma tributária pode colocar sua saúde em risco
23 de novembro de 2023

A VERDADE SOBRE AS PRÓTESES DE SILICONE

Constelação, a gente precisa conversar sobre um assunto que gera muitas dúvidas e até mesmo medos. As próteses de silicone são uma escolha pessoal e um grande passo na vida de muitas mulheres que conseguem finalmente se sentir muito bem, com uma melhora na autoestima e autoconfiança, o que contribui com a sensação de bem-estar, entre tantos outros benefícios.

Eu não vejo problema algum quando, sem exageros e extremismos, pessoas procuram recursos nas cirurgias plásticas tanto para reparação, evidentemente, quanto também para as que buscam mudar algo que incomoda ou algo que o faça sentir melhor, mais bonito e mais confiante.

Agora, não dá para negar que existe e, cada vez mais presente com as estatísticas de tantas cirurgias realizadas, que muitos pacientes vem apresentando a síndrome de ASIA – Autoimmune Syndrome Induced by Adjuvants. Em português, a tradução é: Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvante.

Então, antes de mais nada, vamos lembrar que toda reação de imunidade e doenças autoimunes tem um início com uma causa. Apesar da medicina tradicional entender que não há causa pras doenças autoimunes, é importante saber que só pode haver uma reação de autoimunidade no corpo, se o próprio identificar algo estranho. E, normalmente, as áreas mais comuns onde investigamos é a presença de verminose, exposição a metais e agrotóxicos pesados, sendo que o mais comum e frequente sempre foi a permeabilidade intestinal como uma porta de entrada.

Assim, como podemos não entender e pensar que a presença de um corpo estranho, como uma prótese de silicone, por mais adaptada que ela esteja ou a presença de preenchimentos de fixo ou permanente, como PMMA, possam não provocar uma reação de autoimunidade?

Na verdade, é que na minha experiência, eu venho percebendo que as pessoas que não possuem nenhuma predisposição a doenças autoimunes e não flertam com outras condições, como a permeabilidade intestinal, e mesmo vivendo com rinite, sinusite, dermatites, provavelmente a presença do silicone pode não provocar algo diferente nelas.

Entretanto, o importante é que, se você, que já tem doença autoimune, deve evitar. Você, que está inflamada, tem permeabilidade intestinal, sente desconforto, rinites constantes e dermatites, deve em primeiro lugar buscar desinflamar o seu organismo antes de pensar em colocar uma prótese ou um corpo estranho dentro do seu corpo.

No entanto, isso não quer dizer que todo mundo que tem próteses, terá uma doença autoimune e a síndrome de ASIA. Mas, todos aqueles que têm uma carga genética e já vivem previamente inflamados (problemas com glúten, leite, etc), ou especialmente aqueles que já apresentam doenças autoimunes, devem repensar e avaliar antes de colocar mais um corpo estranho fixo dentro de seu organismo.

Portanto, caso queira seguir com a cirurgia, converse com um profissional de saúde qualificado antes de tomar qualquer decisão – seja o implante ou mesmo o explante de silicone.

Conhece alguém que precisa saber dessas informações? Compartilhe!