Alzheimer: Wi-Fi e smartphones podem aumentar o risco?
28 de setembro de 2023
Alerta: cuidado ao esquentar alimentos em recipientes plásticos
29 de setembro de 2023

Você sabia que problemas de saúde intestinal podem estar relacionados à depressão? Deixe-me explicar: a chamada “permeabilidade intestinal aumentada”, conhecida como “leaky gut “ou ” síndrome do intestino permeável”, pode permitir a entrada de bactérias prejudiciais na corrente sanguínea. Essas bactérias trazem consigo moléculas inflamatórias chamadas LPS (lipopolissacarídeos) que podem desencadear inflamação em todo o corpo, incluindo o cérebro, levando ao que chamamos de endotoxemia.

A endotoxemia está ligada a casos graves de depressão que muitas vezes não respondem aos tratamentos tradicionais. Os LPS ativam o sistema imunológico do cérebro, causando inflamação e danos, afetando nossa função neurológica e acelerando o envelhecimento cerebral.

E como identificar o leaky gut? Alguns sintomas são: inchaço, dor abdominal, constipação ou diarreia, fadiga, dores articulares, dores de cabeça e problemas de pele. A causa desta síndrome muitas vezes está relacionada a fatores como alimentação desequilibrada, estresse crônico, uso excessivo de antibióticos e consumo excessivo de álcool. Evitar alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares, adotar uma alimentação saudável, rica em fibras e nutrientes, reduzir o estresse e evitar o uso excessivo de antibióticos são algumas das medidas preventivas.

Quando se trata de depressão, lembre-se de que cuidar da saúde intestinal é tão importante quanto a saúde mental e cerebral.

🤔 Você tem ou já teve depressão? Como é ou era a sua saúde intestinal na época?

📤 Conhece alguém que precisa saber disso? Compartilhe esse post!