A importância da creatina para a saúde do seu cérebro
8 de junho de 2023
Principais causas da inflamação crônica
13 de junho de 2023

Muita gente está inflamada e não sabe! Ao longo desta semana, vou explicar melhor o que é a inflamação crônica!

Costumamos associar a inflamação aos sinais típicos como vermelhidão, calor e inchaço, mas ela é muito mais do que isso. Vamos “começar pelo começo”. A inflamação é um processo fisiológico a um fator agressivo (seja um agente infeccioso, químico ou trauma) no qual ocorre a ativação e direcionamento de diversas células (principalmente leucócitos) ao local. Assim, ela é fundamental para o processo de reparação dos tecidos afetados.

Ou seja, a inflamação não necessariamente é algo ruim. Dependendo da situação, ela faz parte de um processo natural de cura.
No entanto, é importante que esse processo termine após atingir seus objetivos. Em condições normais, a inflamação age como uma resposta aguda por um tempo limitado.

O problema está quando essa resolução da inflamação não funciona mais adequadamente, podendo se tornar crônica – principalmente quando há exposição contínua a estímulos inflamatórios.

A inflamação crônica pode ser de baixa ou alta intensidade, podendo ser localizada ou sistêmica. Seu desenvolvimento está associado ao estresse oxidativo, que é o desequilíbrio entre a produção de radicais livres (que podem causar danos às células e ao DNA) e a capacidade do organismo de neutralizá-los e reparar os danos resultantes.

Quando o estresse oxidativo ocorre em níveis elevados e não é controlado, pode ter impactos negativos na saúde, como envelhecimento acelerado, doenças cardiovasculares e neurodegenerativa, problemas no sistema imunológico e, também, a inflamação crônica!

🔥 Ao longo desta semana, quero abordar com vocês as principais causas, as consequências, que fatores contribuem com esse processo e, principalmente, como prevenir, reduzir e combater a inflamação crônica!

Preparados?! Então, participem da live que farei no Instagram amanhã, às 15h!

Agora, me digam: vocês acham que estão com o organismo inflamado? Sim ou não?!