A medicina integrativa é o nosso presente e futuro
5 de outubro de 2022
Conheça a medicina regenerativa
7 de outubro de 2022

Rótulos de alimentos: a importância das novas regras

É PEGAR OU LARGAR!

Um grande dia para aqueles que, assim como eu, se preocupam com o que consomem!

Finalmente, os rótulos de produtos alimentícios passarão a ter estampado em seus rótulos características como “ricos em gorduras saturadas, ricos em açúcar adicionado e outras substâncias nocivas para a nossa saúde.

A medida de nova padronização dos rótulos foi criada pela Anvisa e passa a valer já a partir deste domingo, dia 9

Com isso, a informação ficará mais clara e evidente e o consumidor poderá escolher alimentos mais saudáveis e sem perigos por trás de nomes que enganam!

Em termos práticos o que muda é que as tabelas nutricionais precisarão estar adequadas da seguinte forma: letras pretas em fundo branco – com cálculo feito sobre 100g ou 100ml (indicando número de porções ou embalagem) e na frente uma etiqueta – nos mesmos padrões de cor – dos produtos com alto teor de sódio, açúcar adicionado e gorduras saturadas que, em excesso, são bastante nocivas à saúde.

Já falei aqui – por várias vezes – que a oferta obscena dos alimentos ultraprocessados, grandes vilões da saúde, tem adoecido nossa sociedade, inflamando organismos, gerando doenças como obesidade, diabetes, disbiose intestinal e tantos outros agravos que comprometem a nossa qualidade de vida.

E aí? Em se tratando da promoção da sua saúde, você pega ou larga os produtos ultraprocessados?

Afinal, tomar “aquele” refrigerante com uma etiqueta alertando “rico em açúcar adicionado e sódio”, pode não ser tão prazeroso assim, né?

Agora, se optar por produtos ultraprocessados, não será por falta de informação, mas sim, por sua própria decisão.