Dr. Barakat Na Mídia – Live com Adriane Galisteu
1 de junho de 2020
Como a mente influencia no emagrecimento
5 de junho de 2020

Prevenção ainda é o melhor remédio

Você sabe de fato o que é prevenção? Entre as definições expressas no dicionário Aurélio trata-se do “ato ou efeito de prevenir”; “precaução”. Quando partimos do pressuposto que prevenir é precaver, ou seja, se antepor à determinada circunstância, podemos compreender dentro do universo da “saúde e qualidade de vida” que prevenção é o conjunto de medidas que um indivíduo pode lançar mão pra evitar comprometer a integridade de seu organismo.

Acredito que esse seja o caminho primordial da medicina. Antes de tratar, prevenir! E a melhor maneira de prevenir é promover a saúde!

Somos os atores principais na manutenção de nossa saúde. Aquilo que escolhemos ingerir como alimento, bem como as atitudes que temos podem significar saúde ou doença. Cura, prevenção ou veneno.

Quando ouço por aí que relacionar alimentação a uma espécie de “remédio” é extremista, me pergunto: em que termos? Hipócrates, o pai da Medicina, há 2,4 mil anos declarou: “que seu alimento seja sua Medicina” – e ele estava (e está) certo. O que comemos, nossos hábitos, tudo o que fazemos é decisivo para como nosso organismo vai se portar. Se gatilhos genéticos serão acionados ou não, se reações alérgicas serão iniciadas, se seremos reféns de um corpo que padece ou se teremos um organismo menos exposto a riscos.

Ao passo que o paladar da civilização moderna se tornou refém dos “sabores” oferecidos pela Indústria, com seus corantes, aromatizantes e etc., a sociedade se tornou mais suscetível a todo o tipo de doença. Atualmente, quando você abre uma margarina que diz “boa para a saúde do seu coração” – será que ao menos se pergunta se é isso mesmo ou se não se trata de um apelo bem elaborado de marketing para lhe trazer (falsa) segurança?

Defendo que a verdadeira prevenção consiste num conjunto de fatores que integram todas as necessidades de nosso organismo: corpo, mente e espírito (alimento, exercício, sono, controle do estresse e equilíbrio) – longe de industrializados, embutidos etc. Estas são ferramentas-chave pra nos mantermos saudáveis. Vamos em frente!