A diferença entre suco, néctar e refresco
1 de dezembro de 2020
Alimentos para ter mais energia
7 de dezembro de 2020

ONU retira cannabis de lista de drogas mais perigosas

A Comissão para Narcóticas das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quarta-feira (2/12), a retirada da cannabis da categoria mais controlada de entorpecentes. Com⠀27 votos a favor e 25 contra, além de uma abstenção, a cannabis e a resina de cannabis foi removida do Anexo IV da Convenção Única de 1961 sobre Drogas Narcóticas, texto global que rege o controle de drogas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com a OMS, enquanto outras drogas da Tabela IV, como heroína e outros opioides, são perigosos e até mesmo mortais, a cannabis não apresenta risco de morte significativo e ainda possui potencial no tratamento da dor e outras condições como a epilepsia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Por que isso é importante? Porque pode fomentar o número de pesquisas bem como ampliar o uso medicinal da substância. Sim, medicinal. Se você ainda não sabe, a cannabis pode ter um uso com fins terapêuticos. Trata-se do canabidiol (CBD), um dos componentes encontrados no cânhamo (que faz parte do gênero cannabis).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O CBD tem sido usado ou estudado para diversas condições como fibromialgia, Mal de Parkinson, ansiedade, depressão, distúrbios do sono, enxaqueca, esclerose múltipla, doenãs inflamatórias do intestino (como a doença de chron), AVC e até mesmo câncer.