Síndrome pós covid e fadiga mitocondria
11 de agosto de 2022
Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva
13 de agosto de 2022

Na saúde, não existe certo ou errado. Existe individualidade!

O segredo para cuidar da saúde é pensar nas individualidades. ⁣

É por isso que precisamos saber pedir e interpretar os exames médicos. É por isso que precisamos saber gerenciar dosagens de medicamentos (o que para um paciente pode ser o remédio que irá fazer determinado sintoma desaparecer, para outro pode ser um “veneno”). Enfim, é por isso que não existe o certo ou errado. O que é certo para você, pode não ser para outra pessoa. Quer um exemplo?⁣

O carboidrato. Para uma pessoa que está com sobrepeso, tem carga genética para diabetes e doenças cardíacas, que está inflamada, consumir carboidratos – principalmente os refinados- provavelmente não será indicado, sendo preferível a prática do low carb.⁣

Mas se estamos falando de uma pessoa que tem uma alimentação saudável, não tem nenhum marcador inflamatório, que se exercita e que quer ganhar alguns kgs (sim, sei que vocês são minoria por aqui, mas sei que existem!rsrs), o carboidrato (dando preferência aos complexos, como batata-doce, mandioca e quinoa) pode ser bem indicado – além de fazer refeições várias vezes ao dia para contemplar a carga diária de macronutrientes necessária.

Entendem? Precisamos pensar na individualidade. Entendem agora a importância de consultar um bom médico com a visão da medicina integrativa e um bom nutri funcional? Eles não devem lhe dar uma “receita de bolo”, mas sim fazer o serviço completo: olhando você de forma individual e holística (corpo, mente e espírito). ⁣

Tratar cada pessoa de forma individual deveria ser uma regra na medicina, não uma exceção!⁣