Trasplante de microbiota fecal iterrompe progressão do diabetes tipo 1 de início recente
28 de julho de 2022
Transgênicos e aspartame: entenda a relação
2 de agosto de 2022

Metabolismo lento? Leia isso!

Você considera que tem um metabolismo lento? Mas será que você nasceu deste jeito ou foram suas escolhas durante a vida que foram deixando ele assim?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sim, porque nosso corpo, claro, reage aos nossos comandos e estímulos e entende “o mundo” apenas através do que damos a ele. A maioria das pessoas não nasce com metabolismo lento, mas o acostuma a isso. Você sabe o que pode deixaá-lo mais lento?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O primeiro hábito que trabalha nesse sentido é o sedentarismo, já que o corpo entende que o jeito certo de agir é estocar energia e não gastá-la. Afinal de contas, é isso que ele faz todos os dias. E mesmo pessoas que foram crianças muito ativas mas se tornam adultos sedentários percebem como o metabolismo vai entendendo que “o mundo mudou” e se adaptando a isso.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O outro hábito é a alimentação. Existem alimentos que são mais fáceis de nosso organismo digerir e existem alimentos que inflamam nosso organismo e exigem demais do nosso corpo. E você sabe quais são: alimentos ultraprocessados, farinha e açúcar refinados, alimentos recheados de químicos nocivos como corantes e conservantes, óleos vegetais processados como o óleo de canola, de soja ou de girassol e todos esses alimentos que eu sempre falo aqui.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso também podemos citar estresse, falta de boas noites de sono e, PRINCIPALMENTE, um ciclo circadiano desregulado e FALTA de luz solar, o que faz com que o corpo também considere que algo está errado e passe trabalhar mais lentamente.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É isso, a gente sempre pode arranjar desculpas. Mas elas, infelizmente, não ajudam em nada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se você considera que tem o metabolismo lento, que passou a engordar muito mais facilmente com a idade, por exemplo, é porque você precisa fazer mais do que tem feito. E para isso basta fazer o oposto de tudo que eu falei acima. Ou seja, exercícios, desembrulhar menos e descascar mais, dormir bem, cuidar do seu estresse e assumir o controle do seu corpo (epigenética)!