Dia Mundial da Obesidade: como perder peso impacta na saúde
4 de março de 2021
Obesidade mórbida aumenta risco de morte e internação por Covid-19
5 de março de 2021

Como se alimentar de forma saudável sem ser rico?

De tempos em tempos, novas pessoas chegam por aqui e algumas comentam “pena que não tenho dinheiro pra comer essas coisas” ou “mas e quem é pobre, come o quê?”, dando a entender que levar um estilo de vida saudável é algo apenas para quem tem muito dinheiro.
Obviamente que quanto mais dinheiro uma pessoa tem para investir em uma alimentação saudável, mais opções e facilidades terá. Mas isso não significa que aqueles que não possuem o mesmo poder aquisitivo também não possam ressignificar a alimentação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sei que há diferenças sociais, mas quando se trata de uma alimentação saudável estamos falando de comida de verdade e criatividade! Banha de porco (que tem um valor acessível) no lugar de óleo de girassol, por exemplo. O leite vegetal está caro? O próprio coco é mais barato, é possível aprender a extrair o leite e ainda fazer uso do farelo que sobra nesse processo como farinha. A manteiga ghee irá apertar no orçamento? Você pode pesquisar e clarificar a sua própria manteiga. Suco de caixinha e refrigerantes saem da rotina e no lugar entra a boa e velha água (que você pode saborizar com alguma fruta ou folhas de hortelã!).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além dessas substituições, pense que muita coisa você também irá excluir da sua alimentação, já que não são alimentos necessários para uma vida saudável: bolachas, biscoitos refinados, salgadinhos, enfim, produtos ultraprocessados. E, por outro lado, passará a ingerir mais alimentos in natura (preferencialmente frutas e legumes da estação, além de alimentos à granel), comprados em feiras e quitandas, (e até mesmo cultivando sua própria hortal) barateando, assim, seus gastos!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E por falar em substituição, para quem ainda não conhece, inclusive, no #Desafio30DiasDrBarakat há sugestões de substituições mais saudáveis para diversos tipos de alimentos, vocês podem conferir acessando www.desafio30diasdrbarakat.com.br. Isso é medicina Integrativa na prática!

WhatsApp chat