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Benefícios da prática de exercícios para saúde do coração

A prática regular de exercícios físicos – como já é sabido, é fundamental para alcançar qualidade de vida e manter o organismo saudável. Leia mais.

A prática regular de exercícios físicos – como já é sabido, é fundamental para alcançar qualidade de vida e manter o organismo saudável.  Além disso representa grande impacto na prevenção de cardiopatias. Uma pesquisa publicada no National Center for Biotechnology Information atesta que altos níveis de atividade física foram relacionados a taxas notavelmente mais baixas de morte por doenças cardiovasculares.

Temos três tipos de exercícios: os de treinamento de força ou resistência, que é a musculação, os de alongamento, e os aeróbicos, como natação, corrida, caminhada, entre outras. Estes últimos geram mudanças fisiológicas significativas, reduzindo o “trabalho” do coração, regulando a pressão arterial e os níveis de gorduras e de glicose no sangue. Ajudam também na liberação de endorfina, reduzindo os sintomas da depressão e da ansiedade. É, portanto, muito indicado na profilaxia de diversas enfermidades, inclusive as cardíacas.

É fundamental destacar que ser “atleta de fim de semana” não ajuda em nada, pelo contrário. Conhecemos casos famosos de vítimas de infartos fulminantes decorrentes de um esforço exagerado numa atividade esporádica e sem a supervisão adequada. Ou seja, a eficácia e a segurança dos exercícios dependem da avaliação médica antes do início, a fim de evitar que possíveis doenças pré-existentes se agravem, do acompanhamento do profissional de educação física, evitando a ocorrência de lesões durante a atividade, e da devida regularidade.

Para não sobrecarregar o coração, é importante iniciar gradualmente. De acordo com a American Heart Association, pessoas sem problemas de saúde devem praticar atividades aeróbicas moderadas por 30 minutos diários, se for cinco dias por semana, ou 20 minutos diários de atividade intensa, se for três dias por semana. O ideal para manter o condicionamento físico é alternar o aeróbico com o exercício de resistência. Não se deve esquecer o alongamento e a hidratação antes e depois. E caso haja sintomas como fraqueza, desmaio, tontura, dores no peito, braço, pescoço ou ombro, pare imediatamente e se os sintomas permanecerem procure atendimento médico.

Referência

Sedentary Behaviors Increase Risk of Cardiovascular Disease Mortality in Men

Physical activity in primary and secondary prevention of cardiovascular disease: Overview updated

American Heart Association Recommendations for Physical Activity in Adults

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