Os benefícios do ora-pro-nóbis
10 de maio de 2021
Gengibre pode ajudar no tratamento da endometriose
13 de maio de 2021

Alimentos benéficos para quem tem lúpus

Hoje é o Dia Mundial do Lúpus, uma doença autoimune em que as células de defesa enxergam as partes sadias do corpo como invasores – antígenos. As causas do Lúpus ainda não foram totalmente elucidadas, contudo, estudos constataram que predisposição genética interagindo com fatores hormonais, ambientais e infecciosos, além de alterações intestinais e leaky gut podem ser considerados desencadeadores.
Mais comum em mulheres, o lúpus possui períodos de agravo e remissão dos sintomas que podem ser desencadeados por exposição solar, alterações hormonais, estresse físico e emocional entre outros. Além de poder se manifestar em qualquer parte do corpo, os sintomas são inúmeros como manchas avermelhadas na pele, alterações de imunidade, dores articulares, inflamações nas membranas protetoras dos órgãos e cansaço. Em cenários mais desfavoráveis pode comprometer o bom funcionamento do sistema cardiovascular, renal e nervoso, podendo diminuir significantemente a qualidade de vida.
Além do tratamento medicamentoso e psicoterapia, a alimentação tem papel importante no tratamento da doença, podendo ser utilizada para fortalecer a imunidade e desinflamar o organismo. Por isso, evite alimentos ultraprocessados (refinados, embutidos, etc) e inflamatórios, como glúten, atente-se aos níveis de vitamina D e invista em fontes de antioxidantes e ômega 3!
Para saber mais sobre doenças autoimunes, acesse a hashtag #drbarakatautoimune
Refs:
KLACK, Karin; BONFA, Eloisa; BORBA NETO, Eduardo Ferreira. Diet and nutritional aspects in systemic lupus erythematosus. Revista brasileira de reumatologia, v. 52, n. 3, p. 395-408, 2012.
TEIXEIRA, Thaisa de Mattos; COSTA, Célia Lopes da. Papel da vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico. Rev. Nutr.,⠀Campinas ,⠀v. 25, n. 4, p. 531-538,⠀Aug. 2012 .