consumo dos ultraprocessados aumenta em até 28% o risco de demência
8 de dezembro de 2022
Mulheres com privação de sono crônica tem maior risco de desenvolver lúpus, diz estudo.
20 de dezembro de 2022

A importância da testosterona

Você sabia que a testosterona mantém você calmo e menos agitado?! Sim, por incrível que pareça.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além disso, ela serve muito mais do que apenas para a construção muscular. Isso mesmo, se ela estiver dentro da faixa de normalidade, ela não torna ninguém agressivo e ainda faz muito bem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Outros efeitos de ter níveis saudáveis de testosterona incluem uma maior motivação, maior densidade óssea, humor mais estável, alta libido e fertilidade, aumento de confiança e autoestima, melhor síntese de colágeno, maior produção de glóbulos vermelhos, além de um melhor desempenho físico, aumento da massa muscular e perda de gordura mais facilmente. Não bastasse tudo isso, ainda é importante saber que ter baixa testosterona pode agravar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Além da musculação, bons níveis de vitamina D, zinco e sono, bons alimentos que contribuem para o aumento natural da testosterona são os ovos, o abacate – que assim como o salmão e o atum, são fontes de gorduras boas, essenciais para a produção desse hormônio -, carne vermelha (creatina), além do cacau e das verduras bem verdes e escuras. Procure dormir bem, evitar álcool, pornografia, produtos oriundos de soja e plásticos com BPA.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora, claro, existe a possibilidade de se suplementar a testosterona, mas para isso é preciso que haja queixas, sinais, sintomas e exames junto a um especialista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Com o devido cuidado e acompanhamento, manter bons níveis de testosterona aumenta sua qualidade de vida, sua disposição e te deixa mais capaz de cuidar de si mesmo e de conseguir levar o dia a dia com mais disposição. Portanto, não tenha preconceitos e procure saber mais sobre esse hormônio tão importante para a vida.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: 10.3909/riu0716