A irritabilidade ou a raiva podem prejudicar o sistema imunológico. Isso significa que, enquanto você se irrita, seu corpo fica mais vulnerável a doenças, reduzindo sua capacidade de combater infecções e até mesmo células cancerosas.
A imunidade enfraquecida tem ligação direta com a epigenética, pois afeta o combate natural do corpo às células cancerosas, que surgem diariamente por mutações gênicas. Essas mutações, muitas vezes, são provocadas por uma má nutrição celular e levam à disfunção mitocondrial – o ponto de partida para o surgimento de células doentes.
A ansiedade e raiva podem:
👉 Aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
👉 Comprometer o sistema imunológico.
👉 Elevar os níveis de lipídios no sangue.
👉 Intensificar a dor e aumentar a mortalidade.
Por que isso acontece? Essas emoções negativas provocam uma reatividade cardiovascular – um estresse para o coração e os vasos sanguíneos – além de desencadear processos inflamatórios que prejudicam a saúde em níveis profundos.
Aprender a gerenciar suas emoções é tão importante quanto cuidar da alimentação e praticar exercícios. Práticas como meditação, mindfulness e a busca por um estilo de vida equilibrado podem proteger sua saúde e fortalecer sua imunidade.
Resumindo: A irritação não só afeta seu humor, mas também pode influenciar na sua longevidade. Cuide da sua mente para proteger seu corpo!
Ref.: DOI: 10.1037/0003-066x.56.1.27