O Limite do Horizonte está nos Olhos de Quem o Observa
21 de janeiro de 2017
Uma das maiores falhas que se pode cometer é não tentar
24 de janeiro de 2017

23/01: Dia Internacional da Medicina Integrativa

Você conhece?

 Medicina Integrativa é o propósito de uma vida. Desde que compreendi o valor da medicina para o ser humano fiz da Medicina Integrativa minha bandeira. Não há outro caminho para a promoção e assistência à saúde que não este, que aborda toda a gama de influências físicas, emocionais, mentais, sociais, espirituais e ambientais que podem afetar uma pessoa.
Neste ano celebraremos 4 anos da história do Instituto Dr. Barakat – uma instituição que, juntamente com o diálogo promovido nas redes sociais com vocês – tem possibilitado construir meios de alcançar este meu sonho de promover medicina centrada no ser humano em sua totalidade (corpo, mente e espírito) – de maneira holística, biopsicossocial, multiprofissional.É disso que se trata a abordagem da “Medicina Integrativa” – uma verdadeira quebra de paradigma – em que o foco sai da doença e passa a ser a pessoa. Seu conceito está fundamentado na definição de saúde da OMS “um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”.

Trata-se de uma prática que enfatiza o respeito pela capacidade humana de cura, pela importância do vínculo de confiança entre o profissional e o paciente por meio de uma abordagem colaborativa do cuidado por meio de práticas convencionais, complementares e alternativas, baseados em evidências. É por meio desta união, com seus diferentes olhares e aptidões, que se pode alcançar êxito na busca por saúde e qualidade de vida – para toda a família: desde antes do nascimento até a velhice.
Hoje alcançamos no Instituto 12 núcleos: de qualidade de vida e performance humana; nutrição; fisiologia do exercício; pediatria; medicina chinesa; psicologia; estudos de alergias; saúde mental; terapia da dor; estética corporal; ginecologia e dermatológico capilar.

E, para dar vida a estes núcleos: somos 5 nutricionistas, 4 enfermeiras, 1 farmacêutica, 3 fisioterapeutas, 1 pediatra, 1 ginecologista, 1 acupunturista, 1 psicóloga terapêutica; 3 preparadores físicos; 2 fisiologistas do exercício; 1 alergologista; 1 dermatologista; e 1 Algologista (tratamento da dor). Isso sem contar toda a equipe de atendimento, que começa desde o agendamento! Além dos parceiros externos!

Todos juntos, em sinergia! Um time forte, que voa junto nesta mesma direção. Feliz Dia Internacional da Medicina Integrativa a todos!

#gratidão #teambarakat #familia

WhatsApp chat