Sobrepeso antes dos 40 anos pode aumentar risco de câncer
14 de janeiro de 2021
Açúcar pode ser considerado uma droga?
27 de janeiro de 2021

Pilares da Medicina Integrativa

Acredito que quando falamos em alcançar saúde e qualidade de vida é preciso pensar no indivíduo em sua integralidade.
Por isso, o @InstitutoDrBarakat foi idealizado justamente neste sentido. Hoje, são 12 núcleos: qualidade de vida e performance humana; nutrição; fisiologia do exercício; pediatria; medicina chinesa; psicologia; estudos de alergias e renite; saúde mental; terapia da dor; estética corporal; ginecologia e dermatológico capilar. Tudo isso entendendo que a medicina deve ser centrada no ser humano em sua totalidade (corpo, mente e espírito) – de maneira holística, biopsicossocial e multiprofissional.
Medicina Integrativa. Este deve ser nosso presente e futuro! Para mim, ela é um propósito de uma vida. Desde que compreendi o valor da medicina para o ser humano, fiz da Medicina Integrativa minha bandeira. Não há outro caminho para a promoção e assistência à saúde que não este, que aborda toda a gama de influências físicas, emocionais, mentais, sociais, espirituais e ambientais que podem afetar uma pessoa.
Trata-se de uma verdadeira quebra de paradigma – em que o foco sai da doença e passa a ser a pessoa. Seu conceito está fundamentado na definição de saúde da OMS “um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”.
E hoje, no #DiaDaMedicinaIntegrativa, quero parabenizar a cada profissional que, de alguma maneira, atua por meio de uma abordagem colaborativa do cuidado por meio de práticas convencionais, complementares e alternativas, baseados em evidências, visando a promoção da saúde!