Hábitos que prejudicam o cerébro
11 de maio de 2023
Suplementação de vitamina D reduz a perda de força de força muscular em idosos em 78%
12 de maio de 2023

O CBD pode ser uma alternativa no tratamento da fibromialgia

Hoje é o Dia Mundial da Fibromialgia, vamos falar um pouco sobre esta condição?
Conhecida nos consultórios médicos como sendo uma síndrome, a Fibromialgia é uma doença comum (atinge principalmente mulheres), porém crônica. Ela é caracterizada por apresentar dor muscular abrangente, fadiga e inúmeros pontos sensíveis do corpo, e é por isso mesmo que muitos médicos passam este diagnóstico para qualquer paciente que chegue a sua clínica reclamando de dor muscular.

Quando falo em pontos sensíveis, estou me referindo aos locais específicos do corpo – no pescoço, ombros, costas, quadris, e extremidades superiores e inferiores – onde pessoas que sofrem disso sentem dor causada por leve pressão. Além de dor, a fibromialgia pode interferir na capacidade da pessoa em executar as atividades diárias, prejudicando sua qualidade de vida.
Além de medicamentos específicos, alguns tratamentos que podem ajudar pacientes com fibromialgia são: alimentação saudável (excluindo ultraprocessados e inflamatórios), exercício físico, biofeedback, hidroterapia e, inclusive, o CBD. Estudos apontam para ação analgésica da cannabis em dores crônicas e agudas, além de melhoria em queixas de rigidez muscular e espasticidade. Compreendam: apesar de medicamentos específicos que ajudam um pouco, o melhor tratamento está na busca de qualidade de vida, principalmente do intestino, sono e reposição de nutrientes deficientes.
E aos doutores que me seguem, um apelo: parem de dizer que fibromialgia se encaixa em qualquer reclamação ligada à musculatura! Quando alguém vai até nossas clínicas procurando ajuda médica profissional, trate a pessoa como um todo. Procure ir à fundo em todos os sintomas, em seu quadro clínico e histórico familiar, para que se possa fazer um diagnóstico realmente eficaz da doença em questão!