Limão tem substâncias que podem combater a Covid-19, descobrem pesquisadores cearenses
14 de julho de 2022
Dormir mal agora é oficialmente fator de risco para a saúde cardiovascular.
19 de julho de 2022

Como tratar a endrometriose?

A endometriose é uma condição em que o endométrio cresce em lugares fora do útero. ela depende do hormônio estrógeno para seu desenvolvimento (ele “alimenta” a doença) e além da predisposição genética, estilo de vida e queda do sistema imunológico são fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A endometriose pode causar dor pélvica, dor antes e durante ciclos menstruais, fadiga, dor durante relações sexuais, distúrbios gastrointestinais e até infertilidade. Assim, o acompanhamento da mulher com endometriose deve ser com uma equipe multiprofissional, baseada numa medicina integrativa, holística e focada no paciente de maneira integral.
A endometriose possui comportamento de doença autoimune, por isso é importante cuidar da saúde intestinal, revertendo o leaky gut. Para tanto, é preciso mudar os hábitos de vida, com base numa alimentação isenta de produtos inflamatórios, aliada à prática de atividades físicas. É possível reduzir os sintomas da endometriose com uma alimentação mais regrada, que além da exclusão de alimentos inflamatórios (industrializados, açúcar refinado, farinha branca, refrigerantes, glúten, gordura hidrogenada ou trans), inclua vegetais verdes, como o espinafre, alface etc., crucíferos, como repolho, brócolis; sementes de linhaça; legumes; frutas secas, castanhas e outras nozes, quinoa, arroz integral, lentilha, grão de bico, óleo de coco, azeite de oliva e muita água.
Mas, entenda: o que realmente vai desativar o comportamento autoimune são as renúncias, daí a necessidade de identificar os alimentos e ambientes que lhe são inflamatórios. Além dessas mudanças no estilo de vida, a endometriose pode exigir o uso de hormônios e até mesmo cirurgia, daí a importância do correto acompanhamento médico.
Referências:
HALPERN, Gabriela; SCHOR, Eduardo; KOPELMAN, Alexander. Nutritional aspects related to endometriosis.
Changing trends in the diagnosis of endometriosis: a comparative study of women with pelvic endometriosis presenting with chronic pelvic pain or infertility. Dmowski WP, Lesniewicz R, Rana N, Pepping P, Noursalehi M.Fertil Steril