O que é brain fog?
13 de julho de 2025

As pessoas estão comendo mais proteína?

De acordo com a pesquisa The International Food Information Council’s 2024 Food & Health Survey, 71% das pessoas estão tentando consumir mais proteína. Mas será que todo mundo sabe por que isso é tão importante?

A proteína não é um “nutriente da moda”, ela é essencial para a sobrevivência. Está presente nos músculos, na pele, nos hormônios e até no sistema imunológico. Sem proteína suficiente, o corpo não se recupera bem, perde massa muscular e pode ter falhas no metabolismo.

A proteína acelera a recuperação após exercícios, gera maior gasto calórico do que carboidratos e gorduras, reduz a fome (por causar maior saciedade) e evita picos de açúcar no sangue.

Além disso, ela é matéria-prima para hormônios e anticorpos e torna a pele, o cabelo e as unhas mais saudáveis (o colágeno, por exemplo, vem das proteínas).

Onde encontrar boas fontes de proteína?
✔ carnes (frango, peixes, carne vermelha)
✔ ovos
✔ laticínios (queijo, kefir)
✔ leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico)
✔ oleaginosas e sementes (chia, amêndoas, castanhas)
✔ proteína em pó (whey protein)

A necessidade proteica varia conforme idade, peso, estilo de vida e objetivos. Mas, em média:
👨 homens: 1,2 – 2g de proteína por kg de peso corporal
👩 mulheres: 1 – 1,8g/kg
👶 crianças: 1 – 1,5g/kg

O ideal é que a quantidade seja individualizada, levando em conta fatores como nível de atividade física e composição corporal.

Se a alimentação não supre a necessidade proteica, suplementos podem ser uma ótima solução, como o whey e os suplementos de aminoácidos essenciais. Mas lembre-se: suplemento não substitui comida de verdade!

E você, já está consumindo proteína suficiente para sua saúde?

Ref.: foodinsight.org/wp-content/uploads/2024/06/2024-IFIC-Food-Health-Survey.pdf

plugins premium WordPress