Dormir mal deixa você irritado? Entenda o porquê
9 de maio de 2022
Consumo de adoçante aumenta risco de câncer em 13%, sugere estudo
11 de maio de 2022

Alimentos benéficos para quem tem Lúpus

Conhece alguém que tem lúpus? Mande para ela!
Hoje é o Dia Mundial do Lúpus, uma doença autoimune em que as células de defesa enxergam as partes sadias do corpo como invasores – antígenos. As causas do lúpus ainda não foram totalmente elucidadas, contudo, estudos constataram que predisposição genética interagindo com fatores hormonais, ambientais e infecciosos, além de alterações intestinais e leaky gut podem ser considerados desencadeadores.
Mais comum em mulheres, o lúpus possui períodos de agravo e remissão dos sintomas que podem ser desencadeados por exposição solar, alterações hormonais, estresse físico e emocional entre outros. Além de poder se manifestar em qualquer parte do corpo, os sintomas são inúmeros como manchas avermelhadas na pele, alterações de imunidade, dores articulares, inflamações nas membranas protetoras dos órgãos e cansaço.
Além do tratamento medicamentoso e psicoterapia, a alimentação tem papel importante no tratamento da doença. Evite alimentos ultraprocessados e inflamatórios. Para tratar doenças autoimunes muito mais importante do que comer é preciso se atentar ao que não ingerir (em geral, glúten e leite). Nenhum alimento irá ajudar no lúpus se vc ainda ingere aquilo que te inflama. Assim, todo paciente com autoimune deveria abandonar glúten, trigo e derivados, além do leite e derivados para ter uma saúde intestinal melhor e assim coibir o leaky gut (causa de todas as autoimunes). Além disso, atente-se aos níveis de vitamina D e invista em antioxidantes e ômega 3!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Refs:
Diet and nutritional aspects in systemic lupus erythematosus. Revista brasileira de reumatologia, v. 52, n. 3, p. 395-408, 2012.
Papel da vitamina D no lúpus eritematoso sistêmico. Rev. Nutr.,⠀Campinas ,⠀v. 25, n. 4, p. 531-538,⠀Aug. 2012 .