Óleo de cozinha faz mal para o meio ambiente… E para a sua saúde?
14 de abril de 2024
Medicamentos para refluxo gástrico podem causar osteoporose?
15 de abril de 2024

Suplementos para a saúde mitocondrial

Falta de energia, cansaço mental e físico, falta de memória de curto prazo e até dor no peito podem ser sintomas da fadiga mitocondrial. Já ouviu falar sobre essa condição? Para compreendê-la melhor, precisamos antes falar sobre as mitocôndrias.

Trata-se de uma importante organela (estrutura que fica dentro da célula) em nosso organismo, que produz, a partir dos alimentos, grande parte da energia usada pelas células. As mitocôndrias produzem a molécula adenosina-5-trifosfato (ATP), que é utilizada como energia pelo nosso corpo, mas quando há um desbalanço nessa produção, a função mitocondrial pode ser prejudica.

E o que pode causar essa disfunção? Bem, as mitocôndrias podem ser desgastadas por deficiências nutricionais e hormonais, toxinas ambientais, estresse, tabagismo, o próprio processo de envelhecimento e até mesmo infecções.

Aliás, sabe a síndrome pós-covid, que tantas pessoas andam sendo afetadas? Acredita-se que ela seja o resultado a longo prazo de uma tempestade inflamatória no organismo durante a infecção, que gera uma fadiga mitocondrial e por isso a suplementação (como os que cito a seguir) pode ser fundamental para corrigir esse problema.

E o que fazer para otimizar as mitocôndrias e estimular sua biogênese?

– Suplementos como Coq10, L-carnitina, ômega 3, Pirroloquinolina quinona (PQQ), resveratrol, NADH, ácido alfa lipóico, magnésio, d-ribose e antioxidantes
– Realizar exercício físico (porém, cuidado com o excesso de aeróbicos)
– Exposição ao sol
– Exposição a baixas temperaturas
– Alimentação rica em gorduras saudáveis e baixa em carboidratos (evite, principalmente, os refinados e álcool)
– Jejum intermitente

Agora me conta, você se identificou com algum dos sintomas da fadiga mitocondrial? O que tem feito para melhorar?