Como o açúcar alimenta o câncer
6 de junho de 2022
Como aumentar a serotonina naturalmente
8 de junho de 2022

Os perigos do anticoncepcional oral

Você usa pílula? Pois saiba que quando se trata de saúde, a pílula anticoncepcional muitas vezes pode acabar impactando – tanto na física quanto mental.
Entre os efeitos negativos do uso da pílula podemos citar: alteração da flora intestinal (causando disbiose, inflamação, diarreia e até deficiência nutricional), redução da libido – devido à baixa da testosterona, aumento de peso, dificuldade em se obter massa magra, celulite e flacidez, alteração da pressão arterial, diabetes gestacional, trombose venosa, câncer (como de mama), além do risco de formar coágulos que podem levar a doenças degenerativas, AVC, risco de osteoporose, de trombose venosa cerebral e até a morte.
Alguns estudos também apontam que o uso de anticoncepcional combinado com o tabagismo aumenta em até oito vezes o risco de acidente cardiovascular (AVC), pois o sangue de fumantes é mais propenso a formação de coágulos.
Contracepção é um termo empregado para métodos que impeçam a gravidez: a pílula anticoncepcional oral é apenas um deles. Há opções de métodos isentos destes hormônios sintéticos como camisinha e DIU.
Agora me contem, vocês fazem uso de qual método? Como é a experiência de vocês com a pílula anticoncepcional?
Refs:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Doi: 10.1001 / jamapsychiatry.2016.2387
Hormonal Contraceptives Linked With Gestational Diabetes. JAMA. 2014;312(10):992. doi:10.1001/jama.2014.10726
Collaborative Group on Hormonal Factors in Breast Cancer. Breast cancer and hormonal contraceptives: collaborative reanalysis of individual data on 53,297 women with breast cancer and 100,239 women without breast cancer from 54 epidemiological studies.