Como se alimentar de forma saudável sem ser rico?
4 de março de 2021
Tratamento precoce ou vacina: de qual lado você está?
6 de março de 2021

Obesidade mórbida aumenta risco de morte e internação por Covid-19

Um novo estudo realizado com quase 150 mil pessoas em mais de 200 hospitais norte-americanos detalhou o que tenho falado desde o início da pandemia de coronavírus: há uma intensa conexão entre o excesso de peso e os desdobramentos da COVID-19 no organismo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A pesquisa foi realizada pelo CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA) e confirmou que a obesidade aumenta significativamente o risco de hospitalização e morte entre aqueles que contraem o vírus. E, entre esses que são obesos, o risco cresce conforme o índice de massa corporal aumenta.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
De acordo com o estudo, pacientes com um IMC de 45 ou mais (que corresponde à obesidade mórbida) tiveram uma chance 33% maior de ser hospitalizado e 61% maior de morrer em relação aos pacientes com um peso saudável.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um outro dado interessante: apesar de não necessitarem tanto de cuidado intensivo, os pacientes abaixo do peso também tiveram maior probabilidade de serem hospitalizados em relação aos pacientes com um peso saudável. Isso só mostra como não podemos ser “8 ou 80”, quando se trata de saúde a resposta é sempre o equilíbrio – algo que conseguimos por meio da adoção de hábitos saudáveis e da ressignificação alimentar!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência: Kompaniyets L, Goodman AB, Belay B, et al. Body Mass Index and Risk for COVID-19–Related Hospitalization, Intensive Care Unit Admission, Invasive Mechanical Ventilation, and Death — United States, March–December 2020. MMWR Morb Mortal Wkly Rep. ePub: 8 March 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.15585/mmwr.mm7010e4

WhatsApp chat