Espelta pode reduzir o risco de infarto e diabetes tipo 2
Efeitos dos Disruptores Endócrinos em Nosso Corpo
14 de janeiro de 2021

Melatonina produzida no pulmão pode ser barreira contra covid-19

Uma descoberta de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) pode abrir novos caminhos para vencermos a luta contra a COVID-19! De acordo com um estudo, apoiado pela FAPESP, e publicado no periódico científico Melatonin Research, a melatonina produzida pelo pulmão é capaz de atuar como uma espécie de barreira contra o SARS-CoV-2, dificultando a entrada do vírus no epitélio e, assim, impossibilitando a infecção pelo vírus e, consequentemente, a ativação do sistema imune.
Essa descoberta ajuda a compreender por que há indivíduos que não se infectam ou que estão com o vírus e não apresentam sintomas. Mas, além disso, abre também caminhos para que se estude o uso da suplementação de melatonina administrada via nasal (aerossol ou gotas) para combater a evolução da doença em pacientes pré-sintomáticos.
É muito bom termos uma perspectiva de mais uma maneira de combater esse vírus e, principalmente, que corrobora a tese de que a promoção de hábitos saudáveis são fundamentais para a manutenção da saúde – que deve ser feita de maneira integrativa, desde os cuidados com a alimentação, passando pela prática de exercício físico, sono restaurador e controle do estresse. Afinal, tudo está interligado!
Referência: Melatonin-Index as a biomarker for predicting the distribution of presymptomatic and asymptomatic SARS-CoV-2 carriers (DOI: 10.32794/mr11250090), de Pedro A. Fernandes, Gabriela S. Kinker, Bruno V. Navarro, Vinicius C. Jardim, Edson D. Ribeiro-Paz, Marlina O. Córdoba-Moreno, Débora Santos-Silva, Sandra M. Muxel, Andre Fujita, Helder I. Nakaya, Marcos S. Buckeridge e Regina P. Markus