Vitamina D e COVID-19
21 de maio de 2020
Yoga pode melhorar saúde mental na pandemia
29 de maio de 2020

Consumo de bebida alcoólica durante a quarentena

Você sente que seu consumo de bebida alcoólica aumentou com o isolamento social? Tenho pacientes que relatam que estão bebendo não apenas em maior quantidade, mas em maior frequência. Consumindo uma, duas, três taças de vinho entre uma call e outra…O vinho, pode sim ser benéfico, mas quando em exagero seus benefícios são suprimidos e dão lugar aos problemas que as bebidas alcoólicas, de modo geral, trazem.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sabe-se que o uso abusivo de bebidas alcoólicas podem ocasionar maior risco do desenvolvimento de infecções. o consumo excessivo de álcool pode reduzir a imunidade, diminuindo a quantidade das células de defesa chamadas de “natural killers”, bem como facilitando a entrada de microorganismos na mucosa pulmonar.
Da mesma forma que o álcool em excesso aumenta o risco de doenças, também diminui a capacidade do organismo de se curar. E de forma geral tudo é muito individual, a quantidade que deixa de ser “poção e passa a ser um veneno” pode variar de indivíduo para indivíduo, então,⠀em tempo de pandemia em que precisamos manter nossa imunidade em dia a melhor recomendação é evitar o consumo (principalmente se você fizer parte de algum grupo de risco para a COVID-19)!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sei que, para muitos, é ainda mais difícil enfrentar tudo isso sem o “apoio” do álcool. Mas ele pode acabar sendo o precurssor de algo muito pior. Que tal focar sua atenção em práticas mais saudáveis? 😉
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Referência:
Trevejo-Nunez, Giraldina et al. “Alcohol Use As a Risk Factor in Infections and Healing: A Clinician’s Perspective.” Alcohol research : current reviews vol. 37,2 (2015): 177-84