Menopausa e Alimentação
14 de março de 2017
Anticoncepcionais
15 de março de 2017

Climatério e Menopausa

Quando falamos em climatério e menopausa devemos ter em mente que trata-se de um momento de grande significado na vida da mulher. É um período de transição que extrapola as condições físicas, pois pode interferir na sua saúde emocional.

Quando falamos em climatério e menopausa devemos ter em mente que trata-se de um momento de grande significado na vida da mulher.

É um período de transição que extrapola as condições físicas, pois pode interferir na sua saúde emocional.

Fadiga, oscilação de humor e até mesmo sintomas de depressão são alguns dos aspectos retratados por grande parte das mulheres no climatério e menopausa.

A menopausa pode ser associada a perda da atratividade, feminilidade e saúde. Este aspecto relacionado à imagem, a forma como a mulher passa a se perceber vai além desta nova condição, pois está interligado a forma com que ela se relaciona com seu organismo, sua saúde.

Fato é que não há uma maneira certa de lidar com a menopausa. Isto varia de pessoa para pessoa. Vale buscar ressignificar esta nova etapa da vida, de maneira positiva. Por isso, há de se ter em mente que os cuidados com a qualidade de vida e com o envelhecimento devem começar muito antes do climatério. Já na juventude, na vida adulta com base nos hábitos de vida que serão cultivados e guardados nesta “poupança” de saúde – digamos assim.

Algumas mulheres passam pela menopausa durante uma fase de reorientação em suas vidas, por exemplo, quando seus filhos se tornam adultos e saem de casa. Eles podem mudar seu estilo de vida e se concentrar mais em seus próprios objetivos e futuro. É absolutamente normal sentir-se inseguro de si mesmo ou ter sentimentos mistos durante um tempo como este.

Outro ponto, que pode mexer sobremaneira com a autoestima, por exemplo, é a queda de libido, o que pode impactar na vida sexual da mulher. Isso ocorre pois se deixa de produzir o estrogênio e isso pode causar mudanças significativas no corpo e na sexualidade, como secura vaginal (lubrificação natural diminui e a mucosa da vagina se torna mais fina, o que costuma causar desconforto durante a penetração), comprometimento (diminuição) do desejo sexual, alterações de humor, entre outras. Há casos de quem inclusive passe por problemas conjugais e, até mesmo, uma separação. Portanto, homens, compreendam: esta fase existe, mas passa. É preciso compreensão, amor e suporte.

Procure suporte de uma equipe multiprofissional que, inclusive, lhe dará sustentação psicológica para se compreender nesta nova etapa da vida.

REFERÊNCIAS

The 2012 hormone therapy position statement of The North American Menopause Society. Menopause: The Journal of The North American

Menopause Society 2012; 19 (3): 257-271: Dados recentes suportam a indicação da terapia hormonal para tratamento de sintomas do climatério e para prevenir osteoporose em mulheres com alto risco de fraturas. Via parecer CFM nº 29/12

 

WhatsApp chat