Lúpus
18 de maio de 2017
Doença de Chron
19 de maio de 2017

Pesquisa: exercícios físicos

Estudo apontou que grande parte dos brasileiros é sedentário

Quero interromper a programação de nossa série sobre autoimunes para comentar com vocês sobre o levantamento divulgado pelo IBGE ontem, dia 17/05, que apontou um alto índice de brasileiros que apresenta um comportamento sedentário.

Verificou-se que 76% dos brasileiros com idade de 15 anos ou mais não praticaram esporte durante o período pesquisado. O principal motivo apresentado: falta de tempo (38,2%), seguido de falta de interesse ou gosto pela prática (35%), problemas de saúde ou idade (19%) entre outros [1].

Entre as modalidades mais praticadas está o futebol, de acordo os dados divulgados, configurando 15,3 milhões de pessoas ou 39,3% dos 38,8 milhões de praticantes de esportes. Em segundo lugar, veio a caminhada (9,5 milhões de pessoas ou 24,6%), seguida pelo esporte fitness (3,5 milhões de pessoas ou 9,0%) que inclui hidroginástica, spinning, yoga, pilates entre outros[1][3].

O levantamento do IBGE também indicou que 37% das pessoas tem o hábito de praticar atividades (o que dá um total absoluto de 61,3 milhões de habitantes). Tenho certeza que nossa Constelação integra este universo de pessoas que se mantem ativas!

Fazendo uma comparação com três ou quatro décadas atrás _ época de nossos pais e avós _ estamos nos movimentando cada vez menos. Isso ocorre porque somos submetidos a atividades e ambientes que nos exigem cada vez menos esforços e acabam limitando a atividade física. Temos tudo ao alcance das mãos, seja no trabalho ou em casa e isso acaba impactando nesse aumento do sedentarismo[2].

Mas o que podemos fazer para reverter esse quadro?! Um conselho: mexa-se! Separe um tempo do seu dia para fazer uma caminhada, praticar algum esporte que lhe traga prazer.

Os benefícios da atividade física para o bom funcionamento do corpo são inúmeros e seus reflexos são a pequeno e longo prazo. Deixe a preguiça de lado e dê o primeiro passo para uma vida mais ativa e saudável.

Esta atitude integra o 2º Pilar para uma Vida Saudável. Experimente como proposto no nosso #Desafio30DiasDrBarakat praticar atividades físicas regulares por um período de pelo menos 30 dias e verifique como seu organismo reagirá.

Referência do estudo e da reportagem:
[1] Portal do IBGE. Falta de tempo e de interesse são os principais motivos para não se praticar esportes no Brasil. Publicado em 17 de maio de 2017. http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias…
[2] Owen, Neville et al. “Sedentary Behavior: Emerging Evidence for a New Health Risk.” Mayo Clinic Proceedings 85.12 (2010): 1138–1141. PMC. Web. 17 May 2017.
[3] Jornal O Globo. Cem milhões de brasileiros não fazem nenhuma atividade física. Publicado em 17 de maio de 2017. https://oglobo.globo.com/…/cem-milhoes-de-brasileiros-nao-f…#

WhatsApp chat