O que os sentimentos de raiva podem causar em sua saúde
16 de julho de 2025

A relação entre o câncer e o álcool

Uma verdade inconveniente: NENHUMA DOSE DE ÁLCOOL É REALMENTE SEGURA!

Um recente comunicado do Surgeon General (uma espécie de médico-chefe) dos EUA, Vivek Murthy, trouxe à tona um fato alarmante: o álcool aumenta significativamente o risco de câncer, e não existe um nível seguro para o consumo.

O etanol no álcool se transforma em acetaldeído, uma substância tóxica que pode danificar o DNA e prejudicar a capacidade do corpo de reparar células.

O consumo de álcool aumenta a produção de radicais livres, favorecendo inflamações crônicas – um terreno fértil para o desenvolvimento de tumores.

Ele também interfere nos níveis hormonais, especialmente de estrogênio, o que está diretamente ligado a casos de câncer de mama.

O consumo de álcool tem sido associado a diversos tipos de câncer, incluindo o de fígado, esôfago, garganta e colorretal. Mesmo em pequenas quantidades, o impacto é significativo e preocupante.

As evidências são claras: não existe consumo seguro de bebidas alcoólicas.

Ignorar os riscos do álcool é uma decisão perigosa. Por isso, reduzir ou eliminar o consumo pode ser um passo crucial para proteger sua saúde e longevidade.

Então fica o lembrete: somos resultado das nossas escolhas. De acordo com um estudo publicado em julho de 2024, 40% dos casos de câncer entre pessoas com 30 anos ou mais e quase metade das mortes relacionadas à doença podem ser atribuídas a fatores de risco evitáveis.

Ou seja, os seus hábitos de vida (alimentação, exercício, sono, gestão do estresse) impactam diretamente em sua saúde.

Por isso, eu quero saber: você já parou para refletir honestamente sobre a sua relação com o álcool?

🚀🚀🚀 Compartilhe este alerta com quem precisa saber disso.

Refs.:
DOI: 10.1016/S1470-2045(21)00279-5
doi.org/10.3322/caac.21858

plugins premium WordPress